Autor: PALASSI
ACOES COLETIVAS E CONSCIENCIA POLITICA NO MUNDO DO TRABALHO - DILEMAS SUBJE
Avise-me quando disponível
A obra analisa o impacto do movimento (anti)privatização do Banespa na consciência política e na predisposição dos trabalhadores à participação em ações coletivas. Utiliza a pesquisa qualitativa, adotando a entrevista com 17 sindicalistas e 28 trabalhadores, como método de coleta de dados, em 2001. Na interpretação dos dados, emprega a análise de conteúdo e o modelo analítico para estudos da consciência política de Sandoval (2001). Esse modelo é composto de sete dimensões distintas que se articulam de forma dinâmica, cujo jogo de reflexões busca explicar os motivos que levam as pessoas a optar pela ação individual ou coletiva. A partir da observação participante e de documentos do movimento antiprivatização, faz uma caracterização do marco teórico desse movimento e da desmobilização no início do processo de reestruturação pós-privatização. Nos relatos dos entrevistados, identifica a presença de uma consciência coletivista (sindicalistas) e de uma consciência individualista (trabalhadores), que permiti visualizar: a construção do movimento, a absorção de partes dos relatos dos sindicalistas pelos trabalhadores durante a luta contra a privatização e as metas que os (des)unem. Conclui que a participação no movimento antiprivatização fortaleceu o sentimento de identidade coletiva dos banespianos durante a luta contra a privatização favorecendo a mobilização dos trabalhadores. A derrota do movimento antiprivatização minimizou expectativas sobre a eficácia política do movimento sindical e o processo de reestruturação pós-privatização fragmentou a identidade coletiva favorecendo a desmobilização e enfraquecendo a participação sindical. A participação política e a participação em ações coletivas se mantiveram inalteradas devido a crenças, expectativas e valores relativos à transformação da situação político-econômica e social do Brasil.
Ficha Técnica
Editora: JURUA
Especialidade: PSICOLOGIA GERAL, PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL, PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ISBN: 9788536235639
Páginas: 0308
Ano: 2011
Edição: 1
Encadernação: Capa comum