Autor: Silva, Alex Almeida da
Autor: Rondini, Carina Alexandra
Bullying e a Superdotação na Escola
Avise-me quando disponível
O bullying se revela através de ações violentas contra um mesmo indivíduo e de maneira constante. O alvo do bullying (a não aceitação daquilo que surge como diferente) sofre danos físicos e psicológicos, os quais influenciam diretamente seu desempenho escolar, assim como a sua relação com amigos, familiares e a comunidade que o cerca, desenvolvendo um sentimento de exclusão social. Diante disso, o aluno superdotado pode ser tachado como diferente e se tornar alvo de agressões constantes. Portanto, este trabalho teve por objetivo analisar as interfaces entre a superdotação e o bullying, dentro do contexto escolar, partindo da hipótese de que mitos e preconceitos em torno da superdotação contribuem para que o superdotado se envolva com bullying. Os resultados apontam que o superdotado pode assumir o papel de vítima, agressor e/ ou vítima passiva, em uma situação de bullying. Por outro lado, algumas características da superdotação podem contribuir para que o superdotado lide melhor com as consequências do bullying, assumindo uma postura intervencionista ao presenciar uma situação de bullying. Além disso, as áreas de dotação podem influenciar na maneira com que o superdotado realiza as agressões, quando assume o papel de agressor.
Ficha Técnica
Editora: JURUA
Especialidade: PSICOLOGIA GERAL
ISBN: 9788536288864
Páginas: 0074
Ano: 2019
Edição: 1
Encadernação: Capa comum