Livraria do Psicologo e Educador: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL A PARTIR DE R$119

PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 12x SEM JUROS

5% DE DESCONTO NO PIX OU BOLETO

Das Coisas Que Nos Fazem Pensar - O Debate Sobre a Nova Teoria da Comunicação

Autor: Marcondes Filho, Ciro

Das Coisas Que Nos Fazem Pensar - O Debate Sobre a Nova Teoria da Comunicação

Avise-me quando disponível

Sinopse

Duas proposições provocadoras são apresentadas neste livro. A primeira é a de que a comunicação, no sentido rigoroso do termo, é algo muito diferente das meras conversas que as pessoas travam entre si, dos programas de TV que assistem, do envio e recepção de mensagens pelo Facebook, Twitter ou mesmo pelos telefones celulares. Geralmente, nada disso de fato comunica. Mensagens são trocadas o tempo todo, mas as pessoas permanecem as mesmas, pouca coisa as altera. Praticamente nada acontece. Continuamos iguais. Nas raras vezes em que fatos e acontecimentos nos fazem rever nossas posições, mudar nossas opiniões, passar a pensar ou agir diferentemente, aí sim acontece a comunicação. Comunicação, portanto, é algo que violenta, nas palavras do filósofo francês Gilles Deleuze, algo que nos força a pensar e a refazer nossospadrões. A segunda proposição tem a ver com a localização e a identificação da comunicação: onde ela acontece? Como ela se dá? Que efeitos provoca na pessoa? A Nova Teoria da Comunicação é apresentada aqui para abrir um novo tipo de pesquisa: não mais fazendo grandes sondagens, ao estilo da pesquisa de mercado ou da publicidade, não mais procurando interpretar os signos, em trabalhos e leituras ao mesmo tempo inócuos e herméticos, de resultados sempre duvidosos, não mais apoiada nas bengalas da sociologia, da antropologia, da semiótica, mas vivenciando a experiência, fazendo imersão nos eventos comunicacionais. O metáporo é a proposta de procedimento de pesquisa: o estudioso sai a campo e se deixa surpreender pelo acontecimento, seja ele uma imagem, um filme, uma representação teatral, uma performance cênica, uma instalação, um livro, uma reportagem... Pela primeira vez, fazer ciência da comunicação torna-se uma ocupação agradável, divertida,enriquecedora. Cumpre apostar nessa nova proposta e revolucionar a maneira de se pensar e pesquisar a comunicação neste país.

Ficha Técnica

Editora: IDEIAS E LETRAS

Especialidade: COMUNICAÇãO

ISBN: 9788565893510

Páginas: 0192

Ano: 2014

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

Inscreva-se e fique por dentro das novidades