Autor: Ianes, Dario
Autor: Macchia, Vanessa
Didática para as Necessidades Educacionais Especiais, A
Avise-me quando disponível
Para evoluir a nossa práxis de inclusão dos alunos com disabilidades numa forma mais completa devemos pensar em termos mais amplos (e mais justos) dos «alunos com Necessidades Educacionais Especiais», como alunos que encontram várias barreiras (biopsicossociais) para a aprendizagem e participação. O primeiro tema abordado pelos autores é de como ler e compreender tais necessidades, baseando a análise sobre um modelo antropológico e sob a visão de funcionalidade do CIF da Organização Mundial da Saúde. Depois de estabelecer a necessidade é preciso saber favorecer a aprendizagem e a participação de modo eficaz, sobretudo em situações complexas.Esta é a parte mais ampla do livro, em que são apresentadas em detalhes as abordagens «didáticas especiais» que se baseia nas dimensões relacionais, afetivas, da «Especial Normalidade» e da micromediação didática. Sobre esta base são propostas estratégias de ensino que envolvem ativamente os colegas de sala de aula, que desenvolvem a autorregulação metacognitiva e comportamental, que se adaptam aos objetivos curriculares e aos materiais normais de aprendizagem e que intervém, segundo modalidade psicoeducativa positiva, sobre os comportamentos problema.
Ficha Técnica
Editora: PULSO
Especialidade: EDUCAÇãO E PEDAGOGIA, EDUCAÇãO ESPECIAL
ISBN: 9788582980118
Páginas: 0336
Ano: 2014
Edição: 1
Encadernação: Capa comum