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FDT - Caderno De Estímulos - Teste Dos 5 Dígitos

Autor: Leandro Fernandes Malloy Diniz
Autor: Manuel Sedó
Autor: Jonas Jardim De Paula

FDT - Caderno De Estímulos - Teste Dos 5 Dígitos

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Sinopse

O FDT (Teste dos cinco dígitos) é um teste neuropsicólogico que explora a disfunção cerebral ao medir a velocidade e a eficiência do indivíduo; utilizando quatro tarefas de conteúdo idêntico e de dificuldade cognitiva crescente, para avaliar as reações automáticas do indivíduo e sua capacidade para realizar um esforço cognitivo voluntário.

O objetivo do instrumento é medir a velocidade de processamento cognitivo, a capacidade de focar e de reorientar a atenção e de lidar com interferências (subcomponentes controle inibitório e flexibilidade cognitiva).

Uma de suas principais vantagens é que ele pode ser utilizado em pessoas com baixa instrução, incluindo pessoas com baixo domínio da língua ou analfabetas. Por se tratar de um instrumento não verbal (baseado em signos quase universais e num vocabulário de nível pré-escolar), pode examinar com muito mais facilidade as funções cognitivas numa grande diversidade de indivíduos: não só nos casos habituais, mas também nos que possuam um nível de educação muito diferente (incluindo os indivíduos analfabetos) e nos casos com um mínimo de conhecimento do idioma. Utiliza estímulos pouco sensíveis às diferenças sociais e não envolve motricidade fina, sendo possível seu uso em diferentes grupos etários, inclusive, em indivíduos com condições atípicas de desenvolvimento ou psiquiátricas.

O FDT é um teste multilíngüe de funções executivas, baseado em conhecimentos lingüísticos mínimos: a leitura dos dígitos de 1 a 5 e a contagem de quantidades de 1 a 5. Utiliza estas cinco quantidades como simples unidades cognitivas recorrentes dentro de tarefas de dificuldade crescente; o que permite medir, a velocidade e a eficiência mental do indivíduo, além de identificar imediatamente a diminuição na velocidade e na eficiência, característica dos indivíduos com transtornos neurológicos ou psiquiátricos.

Composto por quatro partes: Leitura, Contagem, Escolha e Alternância. As duas primeiras medem processos simples e automáticos, enquanto as duas últimas medem processos mais complexos que requerem um controle mental ativo.

O FDT pode ser particularmente útil:

• Na detecção de problemas de linguagem, aprendizagem e memória operacional em populações de crianças e adolescentes;
• Na detecção de problemas neurocognitivos nas populações juvenis e adulta;
• Na detecção de comprometimento cognitivo leve e no desenvolvimento de demências em populações senescentes analfabetas;
• Na seleção de pessoal em populações pré-industriais, detectando a capacidade estabelecida para o esforço e a persistência, ou como parte do treinamento e da reabilitação em situações convencionais de trabalho.

• Público-Alvo: O instrumento é destinado à crianças (a partir dos 6 anos), adolescentes, adultos e idosos.

• Contexto: Clínico, Organizacional e Neuropsicológico.

• Aplicação: Individual, com duração entre 5 e 10 minutos.

Para a aplicação, além do manual (bases teóricas, descrição, fundamentação estatística e normas de aplicação e interpretação), é necessário o seguinte material:

- Folheto de estímulos, com os elementos da prova, para o indivíduo;
- Folha de respostas, para o examinador;
- Um cronômetro e um lápis ou caneta.

Ficha Técnica

Editora: HOGREFE

Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS

ISBN: 9788585439163

Páginas: 0000

Ano: 2015

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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