Autor: Mora, Renzo
Fica Frio! Uma Breve História do COOL
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Cool: Uma palavra cada vez mais usada e menos entendida. Um conceito que engloba resistência, ironia e atitude. É assim que Renzo Mora, no livro "Fica Frio ! Uma breve história do Cool"l - editado pela Casa & Palavras - apresenta o fenômeno, ilustrando-o através de ícones da música e do cinema.Entre outras figuras, Miles Davis, o Picasso do Jazz e o quase esquecido cantor e ator Dean Martin são apontados no livro como extremos do Cool, por sintetizarem o fenômeno: a indiferença sincera de Dean Martin em relação à opinião alheia, a resistência de Miles Davis em fazer concessões ao público para conquistá-lo e a atitude espontânea e irônica de ambos realçam a percepção do Cool.Entre idéias de intelectuais como Eric Hobsbawm e Norman Mailer ,Fica Frio! Uma breve história do Cool, encontra espaço para histórias irreverentes e bem humoradas de ícones do cool, personagens fascinantes como Marlon Brando, Cary Grant, Dennis Hopper, Christopher Walken e tantos outros. Desvenda ainda, histórias no mínimo curiosas: O que a mulher de Humphrey Bogart cantava quando o esfaqueou? Como Dean Martin convenceu Ronnie Von a cortar o cabelo? O que Elvis Presley disse à protagonista de A Gata e o Rato, Cybill Sherpherd no momento da transa? E porque Paulo César Peréio é praticamente o único símbolo do Cool no Brasil ?Sem medo da polêmica, Renzo afirma que o Brasil rejeita o Cool e que os ditos Cool-Hunters são inúteis, que a política não é lugar para cool e que só por acidente homens como Bill Clinton - por quem demonstra simpatia - conseguem ser eleitos.Para as agências de publicidade e marqueteiros que insistem em perseguir o Cool e adicioná-lo como essência de baunilha em suas criações, Mora desanima: "O Cool é intransferível para marcas e produtos. Não é algo inerente a roupas, carros e perfumes, está na atitude das pessoas em relação a eles", diz.Renzo Mora conclui o livro com dicas inúteis de como tentar ser Cool. Inúteis? "Isso mesmo, afinal tentar ser Cool é a coisa menos Cool do mundo. Mas leiam, rende boas risadas", estimula o autor.
Ficha Técnica
Editora: LEMOS
Especialidade: COMUNICAÇãO
ISBN: 9788561125127
Páginas: 0103
Edição: 1
Encadernação: Capa comum