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GUIA CURRICULAR PARA DEFICIENTES MENTAIS EDUCAVEIS, TREINAVEIS E SEMIINDEPE

Autor: APAE

GUIA CURRICULAR PARA DEFICIENTES MENTAIS EDUCAVEIS, TREINAVEIS E SEMIINDEPE

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Sinopse

O "Guia Curricular para Deficientes Mentais Educáveis, Treináveis e Semidependentes" originou-se da visão e da experiência didática de uma pedagoga que, a seu tirocínio profissional, alia um dado de grande valor para o enfoque da Deficiência Mental - é mãe de dois filhos excepcionais e orientadora pedagógica, há anos, da APAE de Rio Preto.
Foi, pois, Darcy Seixas que idealizou, deu força, e concretizou sua idéia magnífica, aliada a um grupo de professoras de algumas APAEs, oferecendo-lhes melhores recursos para o desempenho de suas tarefas junto a Deficientes Mentais.
Em sua lida diária, voltada à educação do excepcional, Darcy Seixas percebia, com toda exatidão, a precariedade dos meios de que dispunham os profissionais do setor.
Ao abordar seu plano, junto a esta Vice-Presidência, percebemos imediatamente a grande importância desta obra, pioneira em nosso meio, porque concebida dentro de nossa realidade, quão útil seria ela para os dedicados profissionais da área de Deficiência Mental.
Incentivamos, pois, como o maior entusiasmo, a presente publicação.
Quis Darcy Seixas que o Guia Curricular fosse acrescido da valiosa experiência de outras orientadoras pedagógicas para que, da troca de idéias e opiniões, surgisse um Guia Curricular que representasse o consenso dessas experiências.
Convidamos, então, para participar do trabalho as seguintes orientadores pedagógicas: Profª. Ofélia Eugênia de Araújo - Diretora do Centro Educacional Boa Esperança, da APAE de Taubaté - e, ainda, a Profª Leonor Aparecida Cesarino Ferragini, da APAE de São Carlos, e a Profª Denise Bernardelli Miranda, da APAE de Santo André, que deram sua apreciável contribuição.
A atuação da Profª Ofélia Eugênia de Araújo revestiu-se de particular destaque, como fruto natural de sua grande vivência, há anos, na área da Deficiência Mental.
Deu ela contribuição extremamente significativa ao trabalho.
Outras pessoas, com larga folha de serviços à causa da Pessoa Excepcional, participaram deste esforço, e deram colaboração inestimável ao trabalho hoje publicado.
Nesse sentido, destacamos a participação do Padre Leopoldo van Liempt, dinâmico e devotado Presidente da APAE de Valinhos, que considerou indispensável acrescentar a este Guia Curricular um capítulo dedicado aos Excepcionais Dependentes, os quais conhece profundamente, e cujo treinamento merece toda sua atenção.
Sua idéia foi desde logo aceita e incorporada, por sabermos todos que os dependentes, de maneira geral, têm obtido atenção muito limitada em seu treinamento.
Outrossim, este Guia Curricular contou com a cooperação da APAE de São paulo, através do Sr. Roberto Veronezi - Assistente Social, Conselheiro de Reabilitação e Supervisor da Oficina da APAE e dos Núcleos de Aprendizagem e Atividades Profissionais (NAAPS).
Quantos se dedicam à implantação de oficinas pedagógicas e protegidas irão certamente beneficiar-se da experiência e conhecimentos de Veronezi, expostos de forma prática e exeqüível.
Este trabalho recebeu, ainda, a valiosa contribuição do Professor Edson Tadeu Sponda - Professor de Educação Fisíca do Centro Educacional Boa Esperança, da APAE de Taubaté - ao qual ficou afeta a elaboração do capítulo sobre a área da educação física de excepcionais.
O "Guia Curricular para Deficientes Mentais Educáveis, Treináveis e Semidependentes" é dedicado aos Deficientes Mentais atendidos pelas APAEs.
Destina-se a professores de primeiro grau, professores de Educação Física, Técnicos em Habilitação para o Trabalho, e pessoal encarregado de treinar dependentes.
Esta Vice-Presidência rende merecida homenagem aos autores e colaboradores deste Guia Curricular, que tornaram possível a orientação prática e muitos profissional da área, expressando seu melhor agradecimento pela dedicação e esforço demonstrados.

Índice

Prefácio
Apresentação
Considerações
Organização Pedagógica Para Escolas de Deficientes Mentais
Fundamental Legal
Currículo de Ensino
Utilização do Guia Curricular
Guias Curriculares
Currículo Para Deficientes Mentais Educáveis
Comunicação e Expressão
Área: Língua Portuguesa
Área: Educação Artística
A - Expressão Musical
B - Expressão Corporal
C - Expressão Plástica
Estudos Sociais
Área: Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica
Iniciação às Ciências
Área: Matemática
Área: Ciências Físicas e Biológicas
Área: Saúde
Currículo Para Deficientes Mentais Treináveis
Comunicação e Expressão
Área: Língua Portuguesa
Área: Expressão Artística
A - Expressão Musical
B - Expressão Corporal
C - Expressão Plástica
Estudos Sociais
Área: Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica
Iniciação às Ciências
Área: Matemática
Área: Ciências Físicas e Biológicas
Área: Saúde
Currículo Para Deficientes Mentais Semidependentes
Comunicação e Expressão
Área: Língua Portuguesa
Área: Educação Artística
A - Expressão Musical
B - Expressão Corporal
C - Expressão Plástica
Estudos Sociais
Área: Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica
Iniciação às Ciências
Área: Matemática
Área: Ciências Físicas e Biológicas
Área: Saúde
Educação Física
Educação Física - Artigo 7.°
Parte Diversificada
Habilitação do Deficiente Mental Para o Trabalho
I - Considerações
II - Preparação Para o Trabalho
III - Oficina e sua Estrutura
IV - Colocação
V - Trabalho Protegido
VI - Subcontrato
VII - Fabricação Própria
VIII - Prestação de Serviços Externos
IX - Análise da Tarefa
X - Avaliação de Desempenho
XI - Oficina Ocupacional
Guia Curricular Para a Educação de Deficientes Mentais Dependentes
Apresentação
Premissas da Ortopedagogia do Deficiente Mental Dependente
Organização do Guia Curricular
Primeira Fase da Educação do Deficiente Mental Dependente
Segunda Fase da Educação do Deficiente Mental Dependente

Ficha Técnica

Editora: SARVIER

Especialidade: EDUCAÇãO ESPECIAL

ISBN: 9790090036003

Páginas: 0000

Encadernação: Capa comum

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