Este livro foi constituído como um dos resultados do PQI/CAPES: HISTEDBR/UNICAMP e Museu Pedagógico da UESB mediante relações de pesquisa e produções sobre a História da Educação e o campo de estudos da Memória. Parte do princípio de que, ? além de relações sociais, relações com a natureza, relações das forças produtivas e outras ?, a história da humanidade é constituída por elementos de diferentes memórias ? social, cultural e histórica ? que se interpenetram de tal modo que é quase impossível separá-las. A partir de marcos teóricos comuns, congêneres e até mesmo muitos distintos, os vários textos apresentados revelam que muitas manifestações da vida social que costumamos classificar de econômicas, políticas, psicológicas, educacionais e artísticas, guardadas as suas especificidades didáticas e científicas, podem ser analisadas à luz das teorias. Destarte, na presente coletânea, podemos encontrar textos, cujas temáticas discutem ou apresentam abordagens teóricas mais predominantes no campo que se estabelece entre História, Memória e Educação, bem como as prospectivas de seu uso político, ideológico, e também como campo interpretativo de um determinado objeto, fenômeno, lugar.
Ficha Técnica
Editora: ATOMO / ALINEA
Especialidade: HISTÓRIA, LITERATURA
ISBN: 9788575164556
Páginas: 0198
Ano: 2011
Edição: 1
Encadernação: Capa comum