Autor: Nazar, Thaís Cristina Gutstein
Autor: Weber, Lidia
Programa de Qualidade na Interação Escolar para Professores - Anos Iniciais
Avise-me quando disponível
A escola configura-se como um local de extrema relevância atualmente, pois é onde a aprendizagem de conteúdo científico e social ocorre de forma muito significativa. A interação escolar de forma semelhante tem despertado a atenção de diversos atores envolvidos no campo da educação em virtude das dificuldades de convívio social e interações mais adequadas. O manejo adequado da interação escolar pode contribuir muito significativamente e tornou-se um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes no manejo adequado de comportamento em sala de aula quanto a estratégias mais eficazes.
Neste cenário, descreve-se uma revisão bibliográfica com estudos de intervenção com professores, assim como os resultados da intervenção realizada como grupos pilotos. Descreve-se uma proposta interventiva delineada para professores e educadores que buscam a melhoria da interação escolar entre professores e alunos do ensino fundamental. O livro foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e apresenta 10 sessões de intervenção que envolvem a sensibilização sobre o papel do professor enquanto influência sobre o comportamento do(a) aluno(a), entre elas: Noções sobre princípios do comportamento e da aprendizagem; Análise do Comportamento e aprendizagem de regras; Responsividade; Exigência; Controle aversivo e coercitivo; Análise funcional e modificação de comportamentos; Habilidades sociais educativas; Estilos de liderança do professor. O estudo está baseado em princípios da Análise do Comportamento e no modelo de Estilos de Liderança de Professores.
Ficha Técnica
Editora: JURUA
Especialidade: PSICOLOGIA GERAL
ISBN: 9788536292618
Páginas: 0182
Ano: 2019
Edição: 1
Encadernação: Capa comum