Autor: Germano, Giseli Donadon
Autor: Capellini, Simone Aparecida
Prohfon - Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas
Avise-me quando disponível
OBJETIVO: O objetivo do PROHFON (Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas) é o de avaliar as habilidades metafonológicas, que são preditoras da aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por 12 provas (silábicas, fonêmicas e supra-segmentais), as quais utilizam figuras a fim de evitar sobrecarga de memória.
INDICAÇÃO E USO: o PROHFON pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos e psicopedagogos que atuam na avaliação e na intervenção de escolares com queixas de problemas de aprendizagem nos contextos clínico e educacional.
Este protocolo é indicado para avaliar escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo possível classificar cada habilidade em "sob atenção" (habilidades a serem trabalhadas) e "esperado", de acordo com o ano escolar (aplicação coletiva e/ ou individual).
Além disso, o PROHFON traz como diferencial estudos de casos e comparação para escolares com diagnósticos de Dislexia do Desenvolvimento e de Transtornos de Aprendizagem.
MATERIAL: O PROHFON é composto por quatro cadernos: Manual de Instrução para Aplicação e Análise dos Resultados; Caderno de Aplicação Individual de dupla face (uma voltada para o Examinador com as instruções de aplicação e outra voltada para os escolares); Caderno de Aplicação (versão coletiva) e Caderno de Resposta (versão coletiva).
Ficha Técnica
Editora: BOOK TOY
Especialidade: FONOAUDIOLOGIA
ISBN: 9788565027434
Páginas: 0000
Ano: 2016
Edição: 1
Encadernação: Capa comum