Nas letras que bordejam este livro, o leitor pode encontrar uma tessitura que fala da articulação entre a Educação e Psicanálise, tanto no estilo em que se aproximam bem como no estilo que se afastam, ou seja, nas marcas e diferenças que constituem as duas áreas do conhecimento. Neste sentido, cada autor por meio de um estilo singular, inscreve sua letra, desdobrando questões relevantes sobre a temática. Pensar essa articulação não significa, como afirma Ornellas (2012) "[...] psicanalizar a educação, mas apreendê-la na perspectiva de uma fala e uma escuta, em busca de uma concepção mais profunda a respeito do próprio processo educativo".Faz-se necessário pontuar que, nesta citação, a autora expressa que os psicanalistas não têm a pretensão de colocar um divã na escola, tampouco o setting da clínica, mas trazer operadores para que os professores exercitem a fala, o silêncio e a escuta de como o ato educativo acontece na sala de aula.Portanto, o ato da escrita é autoral, traz à baila a ambivalência que atravessa o fazer educativo nesses tempos contemporâneos. Os (im)passes que se (des)velam em angústia, gozo, transferência e (im)possibilidades são construtos presentificados na letra escrita e inscrita autenticando o traço de cada escritura. Neste viés, uma das contribuições dessa obra é aguçar o debate e a cada página é possível emergir em ato a criação, o novo desejantequando expressa o savoir-faire de engendrar Educação e Psicanálise.
Ficha Técnica
Editora: FINO TRAÇO EDITORA
Especialidade: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, LITERATURA
ISBN: 9788580540772
Páginas: 0208
Ano: 2013
Edição: 1
Encadernação: Capa comum