Autor: ALESSANDRA T. BOLSONI SILVA
Autor: SONIA R. LOUREIRO
Autor: EDNA MARIA MARTURANO
RE-HSE-PR- Cadernos De Aplicação (25) - Roteiro De Entrevista De Habilidades Sociais Educativas De Professores
Avise-me quando disponível
As relações de interação social entre professores e alunos podem tanto proporcionar uma boa competência social das crianças quanto favorecer o surgimento ou a manutenção de problemas de comportamento.
Pensando em tal problemática, o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores (RE-HSE-Pr) tem o objetivo de avaliar tais interações ofertando ao profissional arsenal para lidar com os docentes da fase pré-escolar e escolar.
• Público-Alvo:
O instrumento é destinado a avaliar a relação de professor-aluno em crianças em idade pré-escolar (1 a 6 anos de idade) e escolar (de 5 a 12 anos) e deve ser respondido por seus professores, tornando possível o levantamento de indicadores quanto a comportamentos problemas, habilidades sociais e práticas educativas do professor.
• Contexto:
Recomenda-se a sua utilização por profissionais psicólogos em contextos de avaliação, de triagem e/ou de intervenção, no ambiente escolar e de psicologia do desenvolvimento
• Aplicação:
Por se tratar de uma entrevista clínica, sua aplicação deve ser feita de forma individual.
O tempo de aplicação estimado é de cerca de uma hora, porém, varia de acordo com as respostas do professor.
Para a aplicação é necessário ter em mãos o caderno de respostas, caneta e gravador, para registrar toda a entrevista.
• Normatização:
Participaram do estudo 283 crianças (166 meninos e 117 meninas) e seus professores (141 mulheres e oito homens2). Apenas 12 desses professores tinham menos de dois anos de experiência, variando de 1 a 30 anos (média = 13,52; DP = 8,193).
Ficha Técnica
Editora: HOGREFE
Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS, HABILIDADES SOCIAIS, Avaliação Psicológica Infantil e Adolescente
ISBN: 9790090004781
Páginas: 0000
Ano: 2018
Edição: 1
Encadernação: Capa comum