Autor: SOLANGE MUGLIA WECHSLER
TORRANCE - CADERNO DE CRIATIVIDADE - AVALIAÇÃO DE CRIATIVIDADE POR PALAVRAS
Disponibilidade:
PRODUTO EM ESTOQUE
IMPORTANTE:
- O prazo para entrega do pedido passa a ser considerado a partir do 1º dia útil após a confirmação do pagamento do pedido pela instituição financeira.
- O envio será considerado conforme a coleta da empresa de transporte, em alguns casos no dia subsequente.
- Em caso de falta de estoque de um ou mais itens, O comprador será informado e os itens do pedido serão enviados separadamente. Caso isso aconteça, não haverá cobrança de qualquer custo adicional e o prazo de entrega adicional dos demais produtos será informado ao comprador.
Uso exclusivo para Psicólogos. Sua venda está condicionada à apresentação do CRP, por determinação do Conselho Federal de Psicologia. O mesmo não pode ser comercializado para outros profissionais.
Os Testes de Pensamento Criativo de Torrance são os instrumentos mais utilizados, na literatura internacional como medidas válidas e precisas para aferir a criatividade, daí a iniciativa de pesquisar a adaptação e validação para a população brasileira, em suas formas figural e verbal.
A criatividade é um conceito multidimensional, envolvendo a interação de habilidades cognitivas, estilos de pensar, características de personalidade, elementos ambientais e culturais. A sua compreensão pode ser feita baseando-se nos processos de criar, nas características da personalidade criativa, na produção criativa, ou até mesmo nas possíveis superposições de todas essas variáveis.
Nesta segunda edição da versão brasileira dos Testes de Torrance são apresentados, em volumes separados, a “Avaliação da Criatividade por Figuras” e a “Avaliação da Criatividade por Palavras”, visando apresentar uma seção dirigida à interpretação destes testes a fim de permitir uma melhor utilização dos seus resultados. Foi anexada uma nova tabela para classificação dos resultados com o objetivo de facilitar os laudos psicológicos, que poderão oferecer preciosos indicativos sobre o nível geral de criatividade do sujeito.
Para uma investigação mais completa recomenda-se a utilização das duas formas de avaliação da criatividade, uma vez que, algumas pessoas apresentam maior facilidade para expressar a sua criatividade por meio de palavras, ou de forma verbal, ao passo que outras, o fazem por meio de desenhos, ou de forma figurativa.
O teste “Pensando Criativamente com Palavras” está composto por seis atividades diferentes:
Perguntando, Adivinhando Causas, Adivinhando Consequências, Melhorando o Produto, Usos Diferentes e Fazendo Suposições.
O manual apresenta detalhadamente os passos necessários para a avaliação de cada uma das características criativas e seu lançamento na folha de correção, assim como a síntese e interpretação dos resultados. Recomenda-se a leitura dos dois exemplos de correção do teste apresentados, antes de realizar a primeira análise.
A correção do teste possibilita a avaliação de oito indicadores ou características criativas nas respostas escritas dos indivíduos: Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão da Emoção, Fantasia, Perspectiva Incomum, Analogias e Metáforas.
Após a interpretação de cada uma destas características se obterão informações sobre as áreas mais fortes de cada indivíduo para expressar a criatividade assim como suas áreas mais fracas, que necessitariam de maior desenvolvimento para uma plena expressão criativa para finalidades específicas. O desempenho será considerado segundo duas grandes faixas (Média, Acima da Média ou Superior e Abaixo da Média ou Inferior), devendo a interpretação dos resultados do teste de criatividade verbal, ser vista sempre segundo a proposta de Torrance: “todos nós possuímos potencial criativo, bastando apenas desenvolvê-lo”.
A importância da utilização deste instrumento no Brasil tem sido observada em vários contextos: na área de Orientação Vocacional, por exemplo, complementam de maneira essencial, as informações obtidas com outros instrumentos sobre as habilidades cognitivas e preferências dos indivíduos, indicando assim, a importância da criatividade no sucesso da escolha profissional. Na área de Recursos Humanos, podem indicar várias possibilidades de seleção, indicando pessoas criativas para ocuparem diversos cargos em empresas.
O conceito de avaliação da criatividade empregado nesta ferramenta, abrange a noção de desenvolvimento e estimulação e não o de simples diagnóstico, devendo as informações obtidas ser utilizadas como um guia de características criativas a serem desenvolvidas no processo de crescimento pessoal e profissional do indivíduo.
• Objetivo:
- O Teste Torrance – Avaliação da Criatividade por Palavras tem por objetivo avaliar algumas das dimensões relacionadas ao processo e à personalidade criativa, por meio de indicadores criativos expressos em forma de palavras.
• População:
- Jovens e adultos de nível Médio e Superior.
• Aplicação:
- Pode ser aplicado na forma individual ou em grupo.
• Tempo:
- O tempo de execução do teste é de 40 minutos.
• Correção:
- Manual.
Ficha Técnica
Editora: LAMP WECHSLER
Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS
ISBN: 9790090043780
Páginas: 0008
Ano: 2004
Edição: 2
Encadernação: Capa comum