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Tratado De Linguagem: Perspectivas Contemporâneas

Autor: Rodrigues, Sônia das Dores

Tratado De Linguagem: Perspectivas Contemporâneas

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Sinopse

É com grande satisfação que apresentamos esta obra intitulada "Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas". Este Livro foi organizado pela coordenadora e vice-coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia da gestão 2014/2016, com o objetivo de registrar e divulgar os avanços da área de linguagem e proporcionar aos fonoaudiólogos, estudantes e profissionais de áreas afins um material estruturado, de excelência, escrito por fonoaudiólogos e convidados, expertises de suas áreas de atuação no cenário nacional.

Sumário

PARTE 1 – AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Capítulo 1 – Teorias de Aquisição da Linguagem: Reflexões Acerca de Diferentes Estudos
Ana Teresa O. Britto, Denise Brandão O. Britto

Capítulo 2 – Desenvolvimento Típico de Linguagem e a Importância para a Identificação de suas
Alterações na Infância
Simone Rocha de Vasconcellos Hage, Lorena Adami da Cruz Pinheiro

Capítulo 3 – Desenvolvimento Fonológico
Marizete Ilha Ceron, Márcia Keske-Soares

Capítulo 4 – Atualização sobre o Desenvolvimento da Linguagem Escrita: Evidências Científicas.
Ana Luiza Gomes Pinto Navas

Capítulo 5 – Envelhecimento e Linguagem
Magali de Lourdes Caldana, Natalia Caroline Favoretto

Capítulo 6 – Aquisição de Linguagem: Refletindo sobre a Criança Surda e a Língua de Sinais
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Capítulo 7 – Promoção e Prevenção da Linguagem na Infância
Renata Mousinho, Luciana Mendonça Alves

PARTE 2 – AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM

Capítulo 8 – Avaliação da Linguagem Infantil
Debora Maria Befi-Lopes

Capítulo 9 – Avaliação da Comunicação Mediada pela Escrita
Clara Regina Brandão de Avila, Adriana de Souza Batista Kida,
Carolina Alves Ferreira de Carvalho

Capítulo 10 – Avaliação da Fluência
Cristiane Moço Canheti de Oliveira, Débora Vasconcelos Correia,
Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno

Capítulo 11 – Avaliação da Linguagem para Uso da Comunicação Alternativa
Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, Carla Menezes da Silva

Capítulo 12 – Aspectos Clínicos e Neuropatológicos dos Distúrbios de Linguagem
Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Camila da Costa Ribeiro, Plínio Marcos Pinto Ferraz

Capítulo 13 – Linguagem, Atenção, Memórias e Funções Executivas: Interfaces à Luz da
Neuropsicologia e Implicações para a Prática Clínica
Karina Carlesso Pagliarin, Natalie Pereira, Hosana Alves Gonçalves, Rochele Paz Fonseca

PARTE 3 –DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Capítulo 14 – Diagnóstico Diferencial dos Transtornos da Linguagem Infantil
Célia Maria Giacheti, Tâmara Andrade Lindau

Capítulo 15 – Diagnóstico Diferencial dos Transtornos da Linguagem Escrita.
Cíntia Alves Salgado Azoni

Capítulo 16 – Diagnóstico Diferencial dos Distúrbios da Fluência
Cristiane Moço Canhetti de Oliveira, Anelise Junqueira Bohnen

Capítulo 17 – Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Fonológicos
Haydée Fiszbein Wertzner, Luciana de Oliveira Pagan-Neves

Capítulo 18 – Diagnóstico Diferencial dos Transtornos da Linguagem em Adultos
Ana Cláudia de Carvalho Vieira, Maria Lúcia Gurgel da Costa

PARTE 4 – PROCESSOS DE INTERVENÇÃO

Capítulo 19 – Processo de Intervenção no Atraso de Linguagem Infantil
Jacy Perissinoto, Selma Mie Isotani, Ana Carina Tamanaha

Capítulo 20 – Processos de Intervenção nos Distúrbios de Linguagem Infantil
Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Daniela Regina Molini-Avejonas

Capítulo 21 – Processos de Intervenção no Desvio Fonológico
Márcia Keske-Soares, Ana Rita Brancalioni

Capítulo 22 – Processo de Intervenção com os Transtornos da Leitura e da Escrita: Diretrizes
para a Identificação Precoce e a Remediação Fonoaudiológica
Simone Aparecida Capellini, Vera Lúcia Orlandi Cunha, Giseli Donadon Germano

Capítulo 23 – Processos de Intervenção nos Distúrbios da Fluência
Anelise Junqueira Bohnen, Ignês Maia Ribeiro, Astrid Mühle Moreira Ferreira

Capítulo 24 – Processos de Intervenção de Linguagem por Meio de Comunicação Alternativa
Débora Deliberato, Maria de Jesus Gonçalves

Capítulo 25 – Processo de Intervenção Neuropsicológica das Afasias
Lenisa Brandão

PARTE 5 – ATUALIZAÇÃO EM LINGUAGEM

Capítulo 26 – Políticas Públicas em Linguagem
Ana Cristina de Albuquerque Montenegro, Bianca Arruda Manchester de Queiroga

Capítulo 27 – Prática Baseada em Evidências e Geração de Conhecimento
Claudia Regina Furquim de Andrade

Capítulo 28 – Publicações Fonoaudiológicas em Periódicos Brasileiros: Níveis de Evidência
Científica da Produção na Área de Linguagem
Maria Claudia Cunha, Glícia Ribeiro de Oliveira

Capítulo 29 – Pesquisa em Telessaúde e Linguagem
Luciana Paula Maximino, Taísa Giannecchini

Capítulo 30 – Língua de Sinais na Fonoaudiologia: Perspectivas para uma Nova Visão da Atenção
à Saúde da Comunicação
Felipe Venâncio Barbosa

Ficha Técnica

Editora: BOOK TOY

Especialidade: EDUCAÇãO E PEDAGOGIA, FONOAUDIOLOGIA, FONOAUDIOLOGIA

ISBN: 9788565027632

Páginas: 0384

Ano: 2014

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

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