Autor: Dourado, Luis Fernandes
Autor: Catani, Afranio Mendes (Orgs.)
Universidade Pública - Políticas e Identidade Institucional
De: R$ 29,00
-20%
Por: R$ 23,20
ou em 1X de R$ 23,20 sem juros
No Pix ou Boleto: R$ 22,04
ComprarCalcular Frete
Disponibilidade:
PRODUTO EM ESTOQUE
IMPORTANTE:
- O prazo para entrega do pedido passa a ser considerado a partir do 1º dia útil após a confirmação do pagamento do pedido pela instituição financeira.
- O envio será considerado conforme a coleta da empresa de transporte, em alguns casos no dia subsequente.
- Em caso de falta de estoque de um ou mais itens, O comprador será informado e os itens do pedido serão enviados separadamente. Caso isso aconteça, não haverá cobrança de qualquer custo adicional e o prazo de entrega adicional dos demais produtos será informado ao comprador.
O discurso de legitimação das políticas educacionais em curso no país assenta-se na ênfase à modernização educativa, competividade, produtividade, desempenho, eficiência e qualidade, expressando o ideário neoliberal. A análise das reformas educativas indicam, de maneira geral, que a intervenção estatal se efetiva a partir da: alteração nos padrões de financiamento da educação pública, adoção de novas formas de regulação e gestão, implementação de novos mecanismos de avalição e controle, reorganização curricular, formação e profissionalização do professorado. Além dessas áreas de intervenção e em sintonia com elas, observa-se a defesa da adoção de mecanismos de flexibilização e,contraditoriamente, de centralização, especialmente, através de paradigmas de avaliação e de indução de políticas. Todos esses aspectos sinalizam a efetivação de um novo parâmetro político-pedagógico, qual seja, a adoção de uma "pedagogia da concorrência, da eficiência, dos resultados e da produtividade" vinculada à lógica de mercado, o que pode ser amplamente observado no processo de reconfiguração da educação superior. As políticas de educação superior no Brasil, nos anos 90, indicam, portanto, importantes processos e movimentos de diversificação e diferenciação desse nível de ensino, que inclui alterações estruturais e institucionais (diferenciação de modelos de organização acadêmica), na natureza do trabalho acadêmico, na identidade das instituições de ensino superior e nos atuais elementos de convergência do sistema, especialmente, público federal (tais como Regime Jurídico Único, indissociabilidade ensino pesquisa e extensão, matriz de recursos), autonomia, dentre outras.
Ficha Técnica
Editora: AUTORES ASSOCIADOS
Especialidade: EDUCAÇãO E PEDAGOGIA, ENSINO SUPERIOR E UNIVERSIDADE
ISBN: 9788585701888
Páginas: 0090
Ano: 1999
Edição: 1
Encadernação: Capa comum