Autor: STELLA MARIS CORTEZ BACHA
Autor: ALEXANDRA AYACH ANACHE
LEITURA-ESCRITA DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENS
De: R$ 15,00
-5%
Por: R$ 14,25
ou em 1X de R$ 14,25 sem juros
No Pix ou Boleto: R$ 13,54
ComprarCalcular Frete
Disponibilidade:
PRODUTO EM ESTOQUE
IMPORTANTE:
- O prazo para entrega do pedido passa a ser considerado a partir do 1º dia útil após a confirmação do pagamento do pedido pela instituição financeira.
- O envio será considerado conforme a coleta da empresa de transporte, em alguns casos no dia subsequente.
- Em caso de falta de estoque de um ou mais itens, O comprador será informado e os itens do pedido serão enviados separadamente. Caso isso aconteça, não haverá cobrança de qualquer custo adicional e o prazo de entrega adicional dos demais produtos será informado ao comprador.
Este livro é oriundo da tese de doutorado intitulada "O processo de aprendizagem da ortografia de aluno do Ensino Médio com paralisia cerebral", defendido em 2012 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a doutoranda, Stella, fonoaudióloga, e a orientadora, Alexandra, psicóloga.
Contamos a história de "João" (nome fictício), um jovem de 17 anos de idade com paralisia cerebral.
Tínhamos o objetivo de estudar seu processo de aprendizagem da ortografia, visto a dificuldade nesta área. Porém, conseguimos ampliar o estudo abordando seu processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura-escrita como um todo, nos processos de escolarização e reabilitação, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Os conteúdos abordados neste livro atendem aos leitores, profissionais e leigos que se interessam por leitura-escrita, ortografiam escolarização e reabilitação do aluno com necessidades educacionais especiais.
SUMÁRIO
Lista de abreviaturas e siglas
Apresentação do Livro
Apresentação das Autoras
1. O ENTORNO DA PATOLOGIA: Paralisia Cerebral
A Construção do diagnóstico
Fatores envolvidos na tomada de decisão para o processo de reabilitação
Importância do diagnóstico nos processos de reabilitação e escolarização
A realidade diversa sobre o conhecimento do diagnóstico
O posicionamento diante da deficiência
2. DO QUE ESTAMOS FALANDO: Paralisia Cerebral e Leitura-Escrita
Fundamentos da perspectiva histórico-cultural
Ensino e aprendizagem da leitura-escrita
Sistema funcional e lesão cerebral
O indivíduo com deficiência
Conceitos e características da paralisia cerebral
A paralisia cerebral do tipo diplégica espástica/atáxica
Comprometimentos diversos associados á paralisia cerebral
Comprometimentos de fala e linguagem associados à paralisia cerebral
Reabilitação e aprendizagem do indivíduo com paralisia cerebral
O lugar do aluno com paralisia cerebral em documentos da educação brasileira
O processo de ensino-aprendizagem da leitura-escrita: enfoque em ortografia
O uso da língua
O papel da leitura
Método, atenção, memória e habilidade metalinguística.
Influência do computador
Os erros ortográficos
Algumas especificidades do Ensino Médio brasileiro
3. A LEITURA-ESCRITA DE JOÃO: Processos de Escolarização e Reabilitação
O processo de escolarização: a inserção e o trabalho da equipe de reabilitação
Na Educação Infantil
No Ensino Fundamental
No Ensino Médio
Os desafios das mediações no processo de escolarização, as adaptações.
Implicações da deficiência na escolha, profissional.
4. A LEITURA-ESCRITA DE JOÃO: Desempenho e Aprendizagem
Desempenho e aprendizagem em leitura
Desempenho e aprendizagem em escrita: a produção
Desempenho e aprendizagem em escrita: análise ampla e o enfoque em ortografia
Análise do tempo despendido
Análise dos aspectos motores
Análise dos aspectos visuais
Análise da caligrafia
Análise da gramática
Análise da elaboração escrita
Desempenho e aprendizagem em leitura-escrita: sínteses
5. A LEITURA-ESCRITA DE JOÃO - ENFOQUE ORTOGRAFIA
Perspectivas
Referências(m3/20out2015).
Ficha Técnica
Editora: BOOK TOY
Especialidade: EDUCAÇãO ESPECIAL
ISBN: 9788565027359
Páginas: 0304
Ano: 2015
Edição: 1
Encadernação: Capa comum